domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexão a partir da palestra do professor Claudio Baptista(PPGEDU/UFRGS), "A inclusão e seus sentidos:entre edifícios e tendas"

     Segundo Baptista, “é necessária uma transformação da escola e das alternativas educativas para favorecer a educação de todos, com garantia de qualidade... As mudanças necessárias transcendem o nível da didática... exigem prioritariamente uma discussão ética sobre as possibilidades e os limites do ato de ensinar/aprender.” O autor sugere que a partir do uso dos planos “compromisso” e “flexibilidade”, representados por uma “tenda”, expressão usada metaforicamente por ele; que nós, professores, devemos ter habilidade na construção dessas tendas, utilizando de nossos próprios recursos e instrumentos: a observação, o diálogo, a negociação e a avaliação.
    No que se refere a nossa escola, procura respeitar as individualidades e potencialidades do educando com vistas a valorizar a socialização e a convivência no ambiente escolar. Atender as necessidades educativas especiais e específicas de cada aluno, favorecendo-lhe o processo de aprendizagem, a integração social e escolar, para assegurar-lhe a formação necessária para o exercício da cidadania e seu reconhecimento na sociedade. Quanto à estrutura física, temos uma sala de recursos que é utilizada no turno inverso ao que o aluno freqüenta, mas ainda não recebemos o equipamento adequado ao Atendimento Educacional Especializado. Mesmo assim, é realizado um trabalho na construção de “tendas”, onde os professores se utilizam dos próprios recursos e instrumentos, aguardando pelos equipamentos e recursos multifuncionais, que serão muito bem-vindos para auxiliar e qualificar o nosso trabalho.
Ana Beatriz

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